terça-feira, 5 de junho de 2012

NOSSO ENCONTRO-02/06/12


Nosso aniversário de 2 anos foi completo. Conversamos sobre um tema bem específico em homenagem ao aniversário, que, deu início no dia das mães. 
O grupo de mulheres do BT2 além de promover encontros de descobertas e muitas alegrias, vem abraçar também uma causa que incomoda o mundo “O lixo reciclado”. E para isso, foi lançado par ao encontro um desafio: Quem levasse o melhor projeto para conscientizar e atuar no condomínio Bosque Tropical II. A vencedora do concurso foi Simone Nunes que levou um projeto piloto, informando desde folhetos explicativos até o contato com cooperativas para possível venda do nosso lixo. A segunda colocada foi Marcela Santana; seu projeto inclui placas sinalizadoras dentro do condomínio, distribuição nos apartamentos de informativos e vasilhames de coletas espalhados nas áreas externas. 
Simone Nunes recebeu um vale brinde do ESPAÇO VITALE Studio de Pilates- com uma limpeza de pele facial e 4 aulas de pilates inteiramente grátis.
Marcela Santana recebeu uma bolsa de porta CD da Oneprint- Arte em comunicação visual.
Vou deixar para vocês um pouco do que conversamos sobre:
O PAPEL DA MÃE NA FAMÍLIA
Antigamente o pai era o mantenedor e a mãe a educadora e pobre não era sinal marginalidade e sim de integridade. Como as mães permaneciam em casa, os filhos também tinham obrigações junto à mãe, além de estudar. As mães ouviam mais os filhos e conversava com seus filhos, e fala de Deus, isso era aprendizado de respeito.
Hoje, as mães por uma independência ou necessidade financeira da família Já que não podemos ficar em casa cuidando os filhos, não tem tempo para amar, e sim para distribuir presentes e cobrar dos outros a educação que deseja para os filhos.
Esquece que somos espelho para os nossos filhos. Não adianta dizer aos filhos não jogue papel no chão se joga no lixo. E quando está dentro do carro, no ônibus, ou seja, lá onde for o papel ou casca que está na mão joga pela janela. Tudo o que ensinou foi só “palavras ditas”, ensinamento nenhum. 
Temos que parar com esse discurso que o outro, o outro, só o outro é culpado, só o outro faz errado, depende do outro.... Todos nós somos agentes modificadores.
Precisamos ser autônomos e não heterônima.
Michel Quoist afirma “que não é para si que os homens educam os seus filhos, mas para os outros e para Deus”. 
Isso me faz lembrar o conselho de minha mãe: “Ensine seu filho a ser amado pelos outros e nunca a ser rejeitado”. 
É no colo da mãe que a criança aprende a ter fé, a respeitar as pessoas, a ser gentil com os mais velhos, a ser humilde e não desprezar ninguém. É no colo da mãe que a criança aprende a caridade, a caridade que falo é o amor que é o significado dessa palavra, e é assim que se afasta do orgulho e egoísmo a grande chaga que existe em nós.
Se uma mãe ensina aos seus filhos a orar pelos desvalidos, ai nesse momento ecoa ali dentro. No século XXI quem ainda não fizer a viagem interior vai se perder, é preciso fazer desse o aprendizado.


PAPEL DA MÃE:
1-PACIÊNCIA- ponto culminante da vitória.
2- NÃO DESALTORIZAR PAI-
3-TOLERÂNCIA E LIMITE RESPEITANDO A INDIVIDUALIDADE-
4-ACEITAÇÃO-
5-RENÚNCIA –
6- CRIAR VÍNCULOS- 
As mães tem que dá asas para os filhos voar.
FILHO SE CRIA OLHANDO OLHO NO OLHO.






Nenhum comentário:

Postar um comentário